o desenvolvimento do hibridismo
Profa. Me. Erika Karnauchovas
A palavra hibridismo a primeira vista pode assustar ao leitor.
O que se quer dizer com hibridismo na arte?
Para tal questão se faz necessário primeiramente buscar a origem de sua palavra. No Dicionário do Aurélio online (Disponível em: ) a palavra Hibridismo quer dizer:
s.m. O mesmo que hibridez. / Gramática Formação de palavras com elementos ou radicais de línguas diferentes. / Palavra assim formada: monóculo, do gr. monos (um) + lat. oculus (olho), é um hibridismo. (Disponível em: )
E ainda o significado de Híbrido: adj. e s.m. Diz-se de, ou animal ou vegetal que resulta de cruzamento: a mula é híbrido do asno e da égua. / Gramática Que é composto de palavras de duas ou mais línguas diferentes, como automóvel. / Fig. Em que há mistura de duas espécies diferentes: tinha uns belos olhos de cor híbrida. / Irregular, misto. (Disponível em: )
O Hibridismo na Arte é um assunto muito discutido hoje no que chamamos de Arte Contemporânea, a Arte de hoje.
Como foi colocado nas explicações acima do significado de hibridismo, cada vez mais se produz trabalhos em Arte que extrapola os limites de apenas uma linguagem e/ou cultural e/ou sociedade.
Para melhor exemplificar podemos ver o vídeo: http://youtu.be/UtEngE0JUKo
O vídeo que acabamos de assistir é um trabalho do artista Chelpa Ferro em que mistura experiências com música eletrônica, instalações tecnológicas, vídeos, imagens, elementos culturais étnicos em apresentações ao vivo e exposições. Dialoga com a música, dança, teatro, vídeo e cinema.
Podemos classificar o seu trabalho como Performance Arte ou Performance Híbrida, pois segundo Renato Cohen em seu livro Performance como Linguagem (2004):
[...] é impossível falar-se de uma linguagem pura para a performance. Ela é híbrida, funcionando como uma espécie de fusão e ao mesmo tempo como uma releitura, talvez a partir da sua própria idéia da arte total, das mais diversas – e às vezes antagônicas –