hemato
02-São tumores malignos que acometem a medula óssea.
03-Hemograma,mielograma,citoquímica,imunofenotipagem,biologia molecular,citogenética.
04-Contagem de reticulócitos,VCM,HCM,Hb baixa.E as de ordem hemolitica pode ser. Adquirida induzida por anti-corpos(auto -imune) reação transfusional,fragmentação mêcanica. Congênita:Anormalidades de membrana,hemoglobinopatias e deficiência enzimatica.
05-Células de series granulocítica:eosinófilos,basófilos e neutófilos. Eritrocítica:Hemáceas proeritroblastos, eritroblasto, basofilo policromico ortocromico, reticulocito
06-R Acantócitos são hemacias que apresentam de 3 a 10 projeções de vários comprimentos,dispostas irregularmente e intensamente coradas, esta alteração é associada com alterações do metabolismo lipidico encontrado em hepatopatias cronicas.
Equinócito:essas hemacias mostram de 10 a 20 projeções,pequenas,que contornam o corpo celular.São formadas em vivo quando há acentuadas alterações na homeostase como insufisiência renal crônica.Podem ser também produto de artefatos de laboratório e são chamadas de hemacias crenadas(sangue em contato com EDTA por mais de 8 horas pode produzir este arefato).
Esferócitos:são hemacias de formato globóide.São vistas geralmente ,em algumas variedades de anemia hemolitica auto imune.
Eliptócitos:são hemacias alongadas podem ser vistas nas anemias megaloblástica e microcitica quando existe marcante deficiência de ferro ou em talassemias.
Drepanócito ou Hemacia falciforme:são hemacias com aspecto de foice e encontradas apenas quando há hemoglobina S.
Codócitos; hemacias em alvo pode ser um artefato de laboratório são encontradas em hemoglobinopatias especialmente hemoglobina C ou em hepatopatias crônicas.
07-R:alteração no formato :