Relatorio Hemato
Acadêmica: Vanessa de Assis Nogueira
Curso: Farmácia
Disciplina: Hematologia
Introdução
O hemograma completo está entre os exames mais requeridos em um laboratório clínico, e consiste em avaliar quantitativamente e qualitativamente as células sanguíneas de um paciente. A contagem dessas células auxilia no diagnóstico de doenças e no monitoramento de sua evolução ou regressão, sob um determinado tratamento. Quantidades altas ou baixas dessas células podem levar à descoberta de uma anemia, infecção, doença genética ou até problemas do sistema imunológico.
A observação microscópica é bastante importante para o hemograma, embora por vezes ela seja ignorada erroneamente. A observação pode indicar a variação do tamanho das hemácias, no qual existe uma taxa de valores aceitos. Em um sistema automatizado a anisocitose já é dada na forma de um gráfico, e o exame é chamado de RDW. A poiquilocitose, ou seja, a variação do formato das hemácias também pode ser avaliada com essa observaçãoOs reticulócitos podem indicar problemas na medula óssea, caso eles estejam em grandes quantidades, já que as hemácias são liberadas antes de estarem imaturas, desta forma.
Objetivo
Temos como objetivo analisar o sangue através de lâminas, métodos de coloração e também os processos usados para saber o tipo sanguíneo do paciente.
Materiais Utilizados
Sangue
Lâmina
Lâmina extensora
Papel toalha
Corante eosina e azul de metileno
Álcool metílico
Pipeta
Procedimento Experimental
Identificou-se a lamina e colocou-se o nome do paciente. Com o auxilio da pipeta colou-se uma gota de sangue sobre a ponta da lamina, em seguida com a lâmina extensora arrastou-se o sangue um pouco para trás, espalhando na ponta da lamina extensora e arrastou-se com o auxilio da extensora o sangue por toda lamina, fazendo o esfregaço. Deixou-se o sangue secar, colocou-se a lâmina no álcool metílico para fixar por 1 minuto. Após esse tempo imergiu-se a lâmina no corante de eosina por 1 minuto