Relatorio Hemato 2
Pró-Reitoria de Ciências da Saúde
Curso de Graduação em Farmácia
Relatório de Aula Prática
Leonardo Ananias Pimentel Jordão
Vassouras, 2014
1. Introdução
O microscópio óptico ou microscópio ótico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu, por isso também conhecido como microscópio de luz (utilizando luz ou "fótons").
É constituído por uma parte mecânica, que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.
Alternativas à microscopia óptica que não usam a luz visível incluem a microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão.
Através da microscopia é possível identificar as estruturas celulares como exemplo os leucócitos.
Leucócitos são elementos figurados do sangue que estão envolvidos no sistema de defesa do organismo contra doenças e infecções. Por meio de fagocitose, eles defendem os tecidos contra invasão de organismos ou substâncias estranhas, removendo também os restos resultantes da morte ou de ferimentos celulares. Alguns leucócitos são capazes de passar através da parede intacta dos vasos chamada de diapedese; agindo assim principalmente no tecido conjuntivo frouxo.
São transportados pelo sangue para todo o corpo, a partir da medula óssea, onde são formados. Os leucócitos estão presentes no sangue em muito menor número que os eritrócitos, com cerca de 4.000 a 10.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue.
2. Objetivo
O objetivo desta prática foi observar a presença de estruturas leucocitárias nas lâminas coradas em aula prática anterior.
3. Materiais e métodos
Os materiais utilizados foram: luvas, jalecos, microscópios ópticos com aumento de 100x e lâminas previamente preparadas.
O método utilizado foi a observação em microscópio óptico.
Ao observar as lâminas pode-se verificar a presença das