havaianas CAse
Foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em outubro de 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul, e em abril de 2013 comprou a totalidade das ações da subsidiaria argentina e com isso passou a ter 100% da empresa.
Alpargatas S.A.
Tipo Empresa de capital aberto
Cotação BM&F Bovespa: ALPA3 ALPA4
Indústria Textil-Calçadista
Fundação 1907
Proprietário(s) Grupo de Camargo Correa
Presidente Márcio Utsch
Produtos Calçados, vestuário e acessórios
Subsidiárias
Alpargatas Argentina
Lucro R$ 338.4 milhões (2013)
Faturamento R$ 3.426 bilhões (2013)[1]
Página oficial www.alpargatas.com.br
Áreas de atuação
CIMENTO A InterCement Participações S.A. estava em 2013 entre os dez maiores produtores mundiais do setor, com quarenta unidades de produção em oito países, na América do Sul, Europa e África, sendo a unidade de negócio com maior participação na receita líquida do grupo. A capacidade instalada naquele ano era de