Lipidios
O termo lipídios engloba todas as substâncias gordurosas. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Os lipídios são classificados em: lipídios simples que são ésteres de ácidos graxos com os mais variados alcoóis. Nos lipídios simples, o álcool mais freqüente é a glicerina.
Lipídios Complexos que em geral não são ésteres, mas moléculas grandes freqüentemente cíclicas contendo nitrogênio, fósforo, etc. São compostos de grande importância biológica, pois constituem os hormônios, os componentes das células nervosas e cerebrais etc.
1. Triglicerídeos são lipídeos formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. A principal função dos triglicerideos é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
2. Fosfolipídios
Formam a camada dupla da membrana celular. A molécula do fosfolipídio solubiliza-se, ao mesmo tempo, com a água e com os lipídios. Isso é possível porque possui uma porção hidrófila, o fosfato, e uma porção hidrófoba constituída pelas cadeias lipídicas. Os principais exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina. Os fosfolipídios são ésteres do glicerofosfato - um derivado fosfórico do glicerol.
3. Esteróides
São derivados do colesterol e são diferentes dos demais lipídios por apresentarem uma cadeia circular formando anéis. Todos são semelhantes sob o aspecto constitucional ao colesterol, do qual derivam.
4. Cerídios
São formados pela união de alcoóis superiores a uma ou mais moléculas de ácidos graxos superiores. A cera de abelha é uma mistura de vários cerídios.
5. Carotenóides
São pigmentos lipídicos amarelos, vermelhos e laranjas, insolúveis em água e solúveis em óleos e solventes orgânicos. Estão presentes nas células de todas as plantas. Os carotenóides são importantes também para os animais. Essa vitamina é