gramatica segundo vygotsky
A origem da gramática iniciou com os gregos, a partir de uma perspectiva filosófica — como, aliás, era do feitio grego apreciar as diversas questões do conhecimento e da natureza, descobrindo, assim, a estrutura da língua. A primeira gramática portuguesa escrita foi no século XVI, publicada em Lisboa, em 1536, por D. Fernando de Almada.
A Gramática da língua portuguesa nada mais é que o estudo objetivo e sistemático dos elementos como, fonemas, morfemas, palavras, frases, dentre outros, e dos processos de formação, construção e expressão que constituem e caracterizam o sistema do idioma português.
Numa expressão simples, elegante e geral, "Gramática", como alguém já disse, "é a arte de colocar as palavras certas nos lugares certos".(↑ ECKERSLEY, C. E. (M.A.) & MACAULAY, Margaret (M. A.). Brighter Grammar. London: Longsman, Green & Co. Ltd., 1955) Segundo a terminologia utilizada em manuais de gramática, a função gramatical designa o papel que uma palavra ou grupo de palavras desempenha na estrutura gramatical de uma frase e que decorre da relação estabelecida com os demais elementos da frase. Por discutível e ilusória que seja a classificação apriorística das palavras quanto à sua natureza, daqui se tira que o valor gramatical do conceito de função, que recebe em linguística múltiplas acepções, está adstrito a empregos sintácticos. No desenvolvimento que o conceito de função gramatical veio a ter na linguística moderna, mais do que a vinculação de classes a esquemas sintácticos da frase, tornou-se pertinente identificar as unidades capazes de ocuparem o espaço funcional dos chamados “sujeito”, “complemento directo”, “complemento indirecto”, em virtude das suas compatibilidades sintácticas (Martinet 1985)
Segundo VYGOTSKY (apud: www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania/02_03/Liane.htm. Acesso em: 22/10/2008) "O estudo da gramática é de grande importância para o desenvolvimento mental da criança". A criança, embora domine a gramática de sua