Ginástica Laboral
Departamento de Ciências Económicas e Sociais
Docente: Daniela Carvalho
Disciplina: Gestão de Pessoas
Ano: 2012/ 2013
Ginástica laboral como factor motivacional
ÍNDICE
1- Introdução
4
2- Motivação
5
2.1- A motivação nas empresas
7
3- Ginástica laboral
9
4- Exercícios e Benefícios
11
5- Resumo
14
6- Conclusão
15
7- Webgrafia
16
1- INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado foi realizado no âmbito da disciplina de Gestão de Pessoas a partir de da vontade dos alunos com base na matéria lecionada.
O tema Ginástica Laboral como fator motivacional foi escolhido devido à importância cada vez maior que este tem a nível empresarial e onde muitas vezes é esquecido.
Com a análise apresentada pretendesse chamar a atenção para esta prática e mostrar alguns benefícios que tanto a empresa como os indivíduos podem ser alvo.
2- MOTIVAÇÃO
Para se poder falar em Ginástica laboral como fator motivacional, desde logo temos que voltar um pouco atrás e perceber o que é a motivação e de que formar esta influência o individuo seja em termos pessoais seja em termos profissionais.
A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento, é uma força que direcciona e se intensifica mediante os objetivos, desejos e necessidades do indivíduo. Porém verificámos que o interior é constantemente influenciado pelo meio externo e normalmente as organizações não são origem desta motivação, podem sim servir como elemento facilitador ou como barramento da realização dos desejos e satisfação das necessidades. Podemos dizer que normalmente as motivações baseiam-se em fatores pessoais ao quais chamamos internos, como por exemplo as necessidades ou os medos, mas também em fatores externos, ambientais, como por exemplo a pressão social e/ou os