Ginastica Laboral
1 INTRODUÇÃO HISTORICA
A ginástica laboral (GL) é um programa de qualidade de vida e de promoção de saúde e lazer, mesmo sendo realizada pelos trabalhadores durante o expediente de trabalho. Este capítulo inicia-se com um breve histórico, seguido de definições, classificações e objetivos de implantação da GL.
A Ginastica laboral surgiu em 1925, como uma ginástica de pausa, inicialmente na polônia, depois na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha oriental e em outro pais, na mesma época.
No Brasil, a ginástica laboral, foi introduzida 1969, em uma construção naval no rio de janeiro, o operarios se dividia em grupo de 30 pessoas, para se dedicarem ao exercício físico, voltados para coluna vertebral, abdomem e aparelho respiratório.
Em 12/09/73, foram iniciados estudos sobre GL na Escola de Educação Física da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior de Novo Hamburgo (ESEF/FEEVALE), no Rio Grande do Sul. Em 1979, um programa de ginástica laboral compensatória (GLC) foi implantado por professores e acadêmicos da esef/feevale em cinco indústrias no Vale dos Sinos (RS). Essa iniciativa, pioneira no Brasil, permitiu acompanhar 292 trabalhadores que praticaram GLC durante quatro meses. Somente duas das cincos indústrias deram continuidade ao programa e contrataram professores da Educação Física (Kolling, 1980).
2 DEFINIÇAO TEMÁTICA
A GL é planejada e aplicada no ambiente de trabalho durante o expediente, onde busca criar um espaço, no qual os trabalhadores, por livre e espontânea vontade, exercem várias atividades e exercícios físicos. Deve ser muito bem planejada e variada, já que é uma pausa ativa no trabalho e serve para quebrar o ritmo da tarefa que o trabalhador desempenha.
A GL trabalha o cérebro, a mente, o corpo e estimula o autoconhecimento, visto que amplia a consciência e a auto-estima e proporciona um melhor relacionamento consigo mesmo. Além de recuperar e/ou manter a capacidade de amplitude de movimentos que as pessoas