ginastica laboral
Origem
Os pioneiros da ginástica no trabalho foram os Poloneses em 1925 com o nome de “Ginástica de Pausa” que em alguns anos depois se expandiu para Holanda, Rússia, Alemanha, Bulgária, Suécia e Bélgica. Com o seu crescimento foi até o Japão onde houve a consolidação da Ginástica laboral compensatória.
No Brasil a ginástica laboral teve início nos 70, pois o país passava por um processo acelerado de industrialização, fazendo com que os funcionários trabalhassem num ritmo acelerado e com uma carga de trabalho muito grande, trazendo assim uma série de conseqüências, como acidentes no trabalho e diversas patologias físicas e mentais. Foi assim que a Escola de Educação Física de Nova Hamburgo RS, a Feevale, teve a idéia de elaborar um projeto com análises Biomecânicas que viesse minimizar os problemas dos empresários e diminuir a “dor” dos funcionários. Então em 1973 foi adotado o projeto “Educação Física Compensatória e Recreação”.
Nos dias de hoje existem várias empresas especializadas na área, entre elas o SESI (Serviço Social da Indústria), que em 1997 implantou o programa Ginástica na Empresa - PGE que tem o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida no local de trabalho.
Como funciona a Ginástica Laboral?
A Ginástica Laboral pode ser introduzida em qualquer instituição, como colégios, hospitais, prefeituras entre outros. Se for uma empresa de grande porte, além de um questionário que é feito com todos os funcionários, é necessário fazer uma reunião com o departamento de segurança do trabalho, departamento médico (psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista...) e o recursos humanos, para fazer uma análise e trabalhar em cima das patologias já existentes, e de outras que possam surgir, e só assim o educador físico montará um programa de ginástica que venha resolver ou minimizar os problemas da empresa.
Se for uma empresa de pequeno porte, além do questionário o educador físico terá que