Fraturas Fêmur
O fêmur é o mais longo e pesado osso do corpo humano, o fêmur consiste em uma diáfise e duas epífises. Articula se proximamente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia, também é o osso mais resistente suportando uma pressão de 1230 kg por centímetro quadrado sem se ferir, uma pessoa de 1,80m tem um fêmur de aproximadamente 50cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menos que o esquerdo.
Fraturas de stress do fêmur
Fraturas de stress são fraturas que ocorre devido á sobrecarga repetitiva do osso. No fêmur, elas podem ocorrer principalmente no colo femoral, nas regiões logo abaixo do colo e na diáfise. No colo do fêmur podem ocorrer tanto na região superior do colo (fraturas de tensão) ou na região inferior. As fraturas na região superior são vista como perigosos e devem ser encaminhadas para a cirurgia ou repouso e as fraturas na região inferior podem ser tratadas com alteração da atividade física ou esporte seguido de tratamento fisioterapêutico
Seja no colo ou nas regiões mais abaixo, as fraturas de stress do fêmur ocorrem, principalmente, devido à repetida descarga de peso. Praticantes de corrida, ballet e militares são populações que mais desenvolvem essas fraturas pois o corpo não está adaptado á atividade, ou devido o aumento da intensidade ou volume de treino nos praticantes. É necessária uma evolução progressiva de treinamento para que o corpo possa se adaptar com segurança á sobrecarga.
Sintomas
Dentre os sintomas estão às dores profundas ou fisgadas na virilha, dores que são sentidas ou se espalham para outras regiões como o quadril, joelho, coxa, a pessoa tem dificuldade em se apoiar em uma perna só. A dor não diminui com a continuidade da atividade física, pelo contrario tende se a manter ou a piorar.