Fratura de Femur
Conteúdo
1- INTRODUÇÃO
Em análise ao prontuário e entrevista com o paciente também foi identificado diagnósticos médicos de Diabete Mellitus e de Hipertensão Arterial, mas em março de 2013 apresentou queda de pressão, tontura e desmaio, onde o médico generalista que o acompanha suspendeu o uso de medicamentos anti hipertensivos e o encaminhou ao cardiologista.
Desde 2008, realizava tratamento em Jundiaí, nessa época desenvolveu Erisipela em MMII e desde então apresenta Úlcera Venosa em MID. Faz acompanhamento no CEM a cinco anos.
O presente estudo vai focar na patologia de Ulcera Venosa e os cuidados prestados pela enfermagem.
Úlcera Venosa é uma ulceração da parte inferior da perna causada pela redução no suprimento de sangue por conseqüência de doenças venosas, arteriais ou neurovasculares, tais como trombose venosa, varizes, diabetes entre outras. Normalmente são localizados nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés.
Assumimos os cuidados com o paciente no dia 12/05/2014; apresentando lesão de 15x11cm (medidas feita em 08/05/2014, retiradas do prontuário) em MID com presença de exsudado de cor amarela, bordas avermelhadas, odor característico e presença de miíase no interior da lesão; realizado curativo oclusivo utilizando SF 0,9%, sulfadiazina de prata no interior da lesão e dersane ao redor da lesão para hidratar.
2- OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICO
Pesquisar o conceito e a assistência de Enfermagem no tratamento de Úlcera Venosa;
Demonstrar a importância da assistência de enfermagem ao paciente com úlcera venosa;
Utilizar o estudo como mais um aprendizado, tendo como base a SAE, Diagnóstico, Prescrição e Evolução de Enfermagem voltada para o diagnóstico dessa cliente.
3- MÉTODOS
O presente estudo foi desenvolvido durante o estágio extracurricular supervisionado na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva, na unidade do CEM no setor sala de curativos.