Ginastica Laboral
* Historia da Ginástica Laboral: Mostra dez de Quando surgiu até seus tempos Atuais.
História da Ginástica Laboral. O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado de 1925 com o nome “Ginástica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC - Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educação Feevale com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas (MARCHESINI, 2001).
* Ginástica Laboral no Trabalho: Como ocorre a Rotina A ginástica laboral está suprindo, ao menos em partes, esta necessidade de um "espaço de liberdade", de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Além disto, a organização do trabalho ataca primeiro e maciçamente a vida mental dos indivíduos. O desgaste neste aspecto é bem maior devido a todo o esforço para manter-se sob controle. Assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia. Onde podem ser eles mesmos de forma integrada, expandindo o corpo, a mente e o espírito.
* Ginástica Laboral nas Escolas : A ginástica laboral nas escolas ainda é uma coisa muito recente, por outro lado, já vem trazendo grandes benefícios, não só para com os alunos, mais também para os demais que também fazem parte do ambiente escolar, trazendo benefícios físicos e mentais .
* Pratica Laboral em Ação: Executando exercícios do que foi citado acima, pondo-os em pratica, para uma socialização também física, alem da abordagem pedagógica em si.
Benefícios
A Ginástica Laboral propicia benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais:
Fisiológicos:
Promove a sensação de disposição e bem estar para