OSTEOLOGIA E ARTICULAÇÕES
NUTRIÇÃO - 012
AURIANY MORAES DE SOUZA
OSTEOLOGIA: Definições, funções e classificações
ARTICULAÇÃO: Definições, funções e classificações
MANAUS-AM
2014
AURIANY MORAES DE SOUZA
OSTEOLOGIA: Definições, funções e classificações
ARTICULAÇÃO: Definições, funções e classificações
Trabalho de pesquisa apresentado para obtenção de nota parcial em Anatomia pela Universidade Nilton Lins, solicitado pelo professor Benildo Lima.
MANAUS- AM
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado abordará temas muito importantes na disciplina de Anatomia, no qual são: Osteologia e Articulação. Dentre os assuntos abordados em Osteologia estão: definições, funções, classificação, formas, estrutura, composição, tipos de ossos, ossos da cabeça, face, coluna vertebral, cintura escapular, tórax, cintura pélvica, membros superiores, membros inferiores. E no conteúdo referente à articulação, serão abordados a definição, sua classificação e suas funções.
Cada tópico será explicado de forma clara e objetiva, tendo sempre em mente o quanto é importante estudarmos e nos aprofundarmos na Anatomia Humana, principalmente para nós, alunos de Nutrição, pois atuaremos na área da saúde, com a alimentação, e para sabermos quais os alimentos tolerados em determinadas complicações do nosso corpo, primeiramente devemos conhecê-lo.
Osteologia
O termo Osteologia significa, o estudo dos ossos. Apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico, formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final.
O Esqueleto
A função mais importante do esqueleto é sustentar a totalidade do corpo e dar-lhe forma.Torna possível a locomoção ao fornecer ao organismo material duro e consistente, que sustenta os tecidos brandos