Ginastica laboral
É a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador. Consistem em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Classifica-se da seguinte forma:
Preparatória - Realizada no início do expediente, visa o aquecimento de grupos musculares, preparando-os para o trabalho.
Compensatória - A Ginástica Laboral Compensatória representa um conjunto de exercícios físicos aplicados aos problemas do trabalho, particularmente aos operários de fábricas.
Esta ginástica é praticada durante a jornada de trabalho, junto às máquinas, eventualmente no refeitório ou num espaço livre, de conformidade com o tipo de trabalho, por um breve período de tempo de 10 a 15 min.
Devido ao alto índice de acidentes no trabalho, que ocorrem com operários durante sua longa jornada de serviço, decorrentes da fadiga muscular e fadiga residual, surgiu a necessidade de se desenvolver um programa especial de atividades físicas. As atividades previstas devem ser aplicadas durante o horário de trabalho preferencialmente no horário de maior ocorrência de acidentes, com o objetivo de diminuir o número destes, bem como promover a educação para a saúde no trabalho e uma maior produtividade industrial.
Os exercícios programados devem buscar a contração muscular antagonista daquela exigida durante o trabalho, provocando assim um alongamento e relaxamento desta. Quanto as atividades de trabalho forem unilaterais, deve-se praticar também exercícios de compensação para o lado menos solicitados.
Relaxante - Realizada após o expediente, visa a recuperar o trabalhador do desgaste através do relaxamento da musculatura.
Alguns benefícios da ginástica
Fisiológicos:
Provoca o aumento da circulação sangüínea em