homoterapia
Auto-hemoterapia é um recurso terapêutico simples que consiste em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo
Recentemente uma forma alternativa de tratamento, auto-hemoterapia, entrou em evidência na mídia, gerando muita discussão. Um médico carioca declara, em vídeo, que ela é um tratamento com aplicação em várias doenças. O Conselho Federal de Medicina declarou essa técnica sem fundamento cientifico, proibindo os médicos de indicarem ou aplicarem a técnica sob risco de serem processados pelo CFM. O Conselho Federal de Enfermagem também não recomenda enfermeiros a aplicá-la, segundo informa o site do Conselho, "Trata-se de um tratamento médico para o qual não há consenso técnico e científico e nem aprovação dos conselhos profissionais da área saúde, em relação aos seus possíveis efeitos benéficos".
O presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia (SBHH) e Hemoterapia colocou um comunicado na internet condenando veementemente a auto-hemoterapia, e afirmando categoricamente que não existem trabalhos científicos publicados sobre essa terapia e que ela não tem qualquer validade.
É preciso fazer uma avaliação equilibrada sobre a auto-hemoterapia. O CFM tem razão em classificá-la como terapêutica ainda não aprovada pela comunidade médica, e que necessita mais estudos para ter sua aplicação validada. Mas não é verdade que essa terapêutica não tenha nenhum fundamento, nem que não haja nenhum trabalho publicado sobre ela na lliteratura mundial ou nacional, como afirma a SBHH. Na base de dados pubmed, do NIH (Instutito Nacional de Saúde americano), considerada a maior base de dados médicos do mundo, existem cerca de 106 estudos científicos publicados sobre auto-hemoterapia, a maioria sendo clínicos. É um numero modesto, mas mostra que alguma pesquisa já foi realizada. Um estudo, inclusive, foi realizado no Brasil. Nele vacas com um tipo de infecção na pele chamada de ectima receberam