estudos socioeconomicos
Serviço Social e Estudos Socioeconômicos
O caso brasileiro: Desenvolvimento pela trajetória do SS; influência do SS americano e Método de SS de Caso. Tinha como objetivo: o Ajuste dos indivíduos; Auxílio = Estudo Social de Caso e Diagnóstico para tratamento.
Contexto Neoliberal: Ocorre uma burocratização a partir das instituições, para a realização de procedimentos e regulamentação para os estudos socioeconômicos. A partir do neoliberalismo se aprofunda o processo ideário de seletividade e merecimento para acesso dos auxílios matérias e de serviços.Incentivo a refilantropização e disponibilização do tratamento da Questão Social.
Teoria Marxista: A partir da teoria marxista avançamos sob um debate teórico-metodológico na profissão; projeto Ético-Político; nova configuração sobre os Estudos Socioeconômicos, pautados em 2 fundamentos: Interpretação da demanda e redimensionamento crítico – dialético. A partir do reconhecimento do movimento sócio-histórico pela profissão acrescentamos as categorias de DIREITO E CIDADANIA, as quais direcionaram as ações profissionais.
Estudos socioeconômicos com uma nova lógica: Efetivação, garantia e ampliação dos direitos, e enfrentamento das expressões da questão social
2-Estudos socioeconômicos/estudo sociais: o que são, para que são e onde acontecem:
São estruturados a partir dos sujeitos a qual a ação está dirigida, para saber o tipo de abordagem a ser utilizada, instrumentos técnicos operativo a ser utilizado e também pela produção de documento. Se realizam a partir de demandas de um determinado sujeito que chega em um determinado programa ou