Tiat
Curso Profissional de Técnico de Turismo
A quem se dirige esta publicação
Este documento é dirigido a professores, investigadores, formadores estudantes e todos aqueles que desenvolvem o turismo cientificamente. Também a operadores públicos e a agentes privados com intervenção turística no acolhimento de visitantes e àqueles que têm responsabilidades no desenvolvimento local (económico, ambiental, de ordenamento do território, etc.). Ainda às comunidades residentes que idam directa, indirecta e induzidamente com o turista.
MÓDULO 1 – Conceitos e Fundamentos do Turismo
1. O Conceito do Turismo
1.1. Noção de Turismo
1.2. Classificações do Turismo
1.3. Tipos de Turismo
2. Evolução Histórica do Turismo
3. O Turismo em Portugal
4. O Turismo numa Perspectiva Sistémica
4.1. Factores Sócio-Culturais e Políticos
4.2. Componentes de um Sistema Turístico
4.3. Os Recursos Turísticos
4.4. O Turista
5. Turismo e Desenvolvimento
5.1. Desenvolvimentos e Sustentabilidade
6. Indicadores da Actividade Turística
6.1. Oferta e Procura
1. O Conceito do Turismo
1.1. Noção de Turismo
Assente o conceito de turista importa precisar o que se entende por turismo que, de modo simplista, se poderia considerar como a actividade económica decorrente dos movimentos turísticos
A primeira definição de turismo foi estabelecida pelos Professores Hunziker e Krapf, em 1942, sendo posteriormente adoptada pela Association Internationale des Experts cientifiques du Tourisme (aiest).
Segundo aqueles professores, o turismo «é o conjunto das relações e fenómenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária».
Esta definição, que integra o conceito de visitante não fazendo a separação entre