Computação em nuvem
Todos nós sabemos que no Brasil a educação é totalmente precária, nem comparada com a dos Estados Unidos ou qualquer país do velho continente. A informática traz benefícios instigáveis para a evolução do aprendizado de uma criança, porém, as escolas públicas sem recursos não têm condições de criar laboratórios de informática para melhorar a qualidade de ensino. E o que a Computação nas Nuvens pode fazer para melhorar este aspecto?
Se você analisar o custo benefício da implementação desta teoria verá que há grande possibilidade de uma escola pública entrar de vez na "era digital". Imagine o seguinte cenário: O governo faria o aluguel de grandes servidores que seriam as nuvens, um para cada estado, ou subdividindo ainda mais, pelas regiões com mais densidade demográfica, e nas escolas, haveria máquinas simples com custo reduzido, pois elas precisariam apenas ser estações de acesso. Com isto, o aluno viria até a escola, e gravaria os dados que aprendeu na nuvem, e quando chegar em casa, poderia acessar estas informações diretamente do seu computador pessoal.
Este seria o cenário perfeito para iniciar uma educação mais qualitativa, as escolas precisariam comprar menos equipamentos, os alunos teriam disponibilidade maior da informação e consequentemente aprenderiam mais. Vou listar agora as vantagens desta possível tecnologia:
Custo menor do que a aplicação de todas as máquinas boas nas escolas;
Aprendizado de informática desde as primeiras séries;
Possibilidade de estudar e pesquisar além das precárias bibliotecas escolares;
Possibilidade de estudar com as mesmas informações fora de horário escolar;
Fácil transporte das informações para outras escolas, assim criando uma rede de escolas e mantendo uma sinergia entre elas;
Ambiente melhor de aprendizado;