Concessão de crédito
SANTOS, J. Odálio. Análise de Crédito: empresas e pessoas físicas. São Paulo:
Atlas, 2000.
SCHRICKEL, W. Kurt. Análise de Crédito: concessão e gerência de empréstimos.
São Paulo: Atlas, 2000
Análise de Balanços – Adriano Blatt
Equifax
Adriano Blatt é formado pela Universidade de São Paulo.Concluiu curso de extensão em Economia, em Engenharia Econômica e curso de aperfeiçamento em Jornalismo Econômico, pós graduado em Business Management e Mestrado em Administração de Empresas – MBA-EUA. Diretor do EBETEC e prefessor.
Introdução.
Análise de Crédito é o ato de avaliar o potencial de o quanto de crédito pode ser negociado com o tomador e se identificar clientes que poderão não honrar com suas obrigações financeiras, gerando risco para a organização credora. Esta análise é um processo organizado para avaliar dados, de maneira a levantar questões e historicos que nos tragam conhecimentos dobre seu tomador.
Segundo Schrickel (2000): “ A Análise de Crédito envolve a habilidade de fazer decisões de crédito, dentro de um cenário de incerteza e constantes mutações e informações imcompletas.”
Esta análise envolve a experiência do agente de crédito, onde o mesmo tentará identificar fatores de carater, capacidade e condições financeiras. Mas segundo Santos (2006), devemos além da experiência e sensibilidade do analistanos embasar em conceitos técnicos objetivos ou estatisticos.
A análise das demonstrações financeiras é uma ferramenta determinante para fins de concessão de crédito. Os instrumentos básicos para a avaliação de uma empresa é o Balanço Patrimonial e os Demosntrativos de Resultado do Exercício.
É através das demonstrações contábeis que nos mostram com mais confiabilidade as mais importantes informações de uma empresa. Ela nos dá um alicerce para os julgamentos e tomadas de decisões.
Concessão de Crédito.
Para que se tenha sucesso em uma concessão de crédito devemos levar em consideração alguns itens: Segurança do