Computação em nuvem
Introdução a Computação em Nuvem e seus Conceitos
Digamos que você tenha que entregar um trabalho de escola e você esqueceu-se de imprimi-lo. Como resolver uma situação como esta? Simples, através do computador da escola com acesso a internet, você pode acessar seus arquivos pessoais e imprimir o trabalho. Isto porque com a computação em nuvem os seus dados não estão confinados em um disco rígido de seu computador, eles estão disponíveis na web. Como por exemplo, o Google Docs, onde você pode criar documentos e armazená-los on-line.
O que muitas pessoas não sabem é que, esta tecnologia já vem sendo usada a um bom tempo. Usuários que possuem uma conta de e-mail como, por exemplo, no Hotmail, podem acessar seus e-mails em qualquer lugar. Ou seja, não precisa do programa Outlook Express, para poder ler e-mails, simplesmente precisa se logar numa conta de e-mail pela web, em qualquer computador conectado a internet. Não existe um software do Hotmail instalado no computador, ele é acessado pela Web, ou seja, está na nuvem.
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. A nuvem (cloud) é o símbolo da Internet.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas ou progamas em seu computador.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações e gerenciar, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito