TIAT
Angela Brandão*
Resumo
Este texto traz algumas observações acerca do mobiliário do século XVIII, com ênfase no mobiliário mineiro, indicando algumas de suas características formais.
Analisa, especialmente, aspectos da historiografia acerca do mobiliário brasileiro.
Palavras-chave: História do mobiliário. Mobiliário - Brasil. Mobiliário do século 18.
Notes for a history of the Brazilian furniture of the 18th century
Abstract
This text presents some observations about the furniture of the 18th Century, especially about the furniture of Minas Gerais and its formal characteristics. It analyses aspects of the historiography about the Brazilian furniture.
Key-words: History of furniture. Brazilian furniture. Furniture of the 18h century.
1 Observações sobre o mobiliário do século XVIII
De um modo geral, o estudo do mobiliário europeu do século XVIII revela um momento de excelência. Os ateliês de fabricação de móveis de luxo, durante o século XVIII, atingiram um alto padrão de elegância e de perfeição técnica. A tipologia dos móveis ampliou-se quantitativamente, adaptados aos mais diversos usos, num processo de enriquecimento dos hábitos domésticos. As funções do mobiliário, neste período, tenderam a uma grande diversificação: mesas de bordar, mesas de jogos, mesas de chá e assim por diante. Pode-se dizer que, embora muitas significações das peças de mobília se tenham transformado, em seu conjunto, o século XVIII apresentou algumas das soluções definitivas, portanto tratase do estudo de um repertório ainda corrente de mobiliário (1).
Revista CPC, São Paulo, n. 9, p. 42-64, nov. 2009/abr. 2010
42
Uma das razões que levaram a tais soluções, pode-se dizer, reside no fato de que, pela primeira vez, apresentou-se uma compreensão mais exata das noções de conforto e luxo. O sentimento de conforto, como uma atitude consciente em relação ao corpo e à permissão para relaxar