TIAT
Informação e
Animação
Turística modulo 2 – procura e motivações turísticas
Dimensão e características da procura turística.
Este trabalho têm como objetivo analisar as Causas e consequências da concentração do turismo em Portugal.
Crescimento constante
Evolução
constante no sentido do crescimento é uma característica geral da procura turística que corresponde a uma expansão global e universal.
Ao longo das últimas cinco décadas registaram-se períodos de aceleração das taxas de crescimento da procura turística internacional como também se registaram afrouxamentos significativos, mas a tendência geral foi sempre a do crescimento.
Portuga
lé um dos 25 principais destinos mundiais, mas tem vindo a perder quota de mercado no turismo mundial, tendo sido ultrapassado por destinos como a Turquia, a
Hungria , a Tailândia e a Malásia , nos últimos anos. http://www.turismodeportugal.pt/Portugu
%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/an
%C3%A1lisesestat
%C3%ADsticas/oturismoem/Documents/Anu
%C3%A1riodasEstat%C3%ADsticasdoTurismo%20%202012-VF.pdf
Há
várias razões que provocam ou explicam as concentrações da procura que continua a ser um dos fatores geradores de desequilíbrios a nível do turismo mundial com consequências de diversa ordem. Com efeito, a concentração no tempo conduz a que, ao longo do ano, existam longos períodos de baixa procura e períodos curtos de grande procura (sazonalidade).
Principais causas
Regimes
e épocas de férias;
Condições Climáticas;
Razões Económicas;
Condições Sociais;
Hábitos.
Regimes e épocas de férias
As
épocas de férias dos trabalhadores e dos estudantes e a sua distribuição ao longo do ano determinam as épocas em que as pessoas viajam. Esta situação tem vindo, lentamente, a sofrer algumas alterações dada a possibilidade de repartição de férias ao longo do ano.
Condições Climáticas
As
pessoas escolhem o bom tempo para viajar