TIAT
Índice
Introdução
Parte I
1. Património
Conceito de património
Tipos de património (identificar e caracterizar)
Qual a evolução histórica do património
2. Recursos turísticos.
Parte II
1. Localizar
Relativa
Absoluta
2. Recursos Turísticos
3. Património
Conclusão
Bibliografia/Webgrafia
1.Conceito de património?
Património cultural
Património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. O património é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações futuras. Do património fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes.
O património é importante para a humanidade, já que ele é a nossa identidade, a nossa história.
Património histórico
Património histórico refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, cientifico, social, espiritual ou ecológico.
Qual a evolução histórica do conceito? O conceito de património evoluiu consideravelmente, desde o início da segunda metade do século XX até hoje.
Essa evolução, sendo particularmente visível no espaço cultural europeu, tende, no entanto, a generalizar-se por todo o mundo, devido à influência de organizações internacionais, como a UNESCO.
Em primeiro lugar, tende a expandir-se a toda a gama de manifestações culturais, em que a actividade humana se revela na pluralidade das suas facetas e na sua interacção com o meio natural.
Em segundo lugar, de