Administração financeira
A Administração Financeira é a área que cuida dos recursos financeiros de uma empresa, onde objetiva-se a criação de um planejamento que se adeque a maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, e ao mesmo tempo propicie a manutenção de certo grau de liquidez. A função financeira na empresa está relacionada com a decisão de se fazer um investimento e ao mesmo tempo a decisão de se fazer um financiamento.
A área de decisão de investimento tem como ponto primordial a avaliação e escolha de alternativas de aplicação dos recursos nas atividades da empresa. Consiste em um conjunto de decisões que visa dar à empresa a estrutura ideal em relação aos ativos (fixos e correntes) para que os objetivos da empresa sejam alcançados como um todo.
A área de decisão de financiamentos consiste na captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos (fixos e correntes), no que diz respeito a todas as atividades e operações da empresa. Tais operações que necessitam de capital para a execução das metas ou planos da empresa. Deve-se levar sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e em longo prazo com a estruturação do capital, sendo que não se deve tomar emprestado mais do que a empresa é capaz de pagar e de se responsabilizar, seja a curto ou em longo prazo.
2) Pesquise sobre Mercado Financeiro, cite as três instituições consideradas autoridades responsáveis pelo sistema financeiro brasileiro, destacando as atribuições de cada uma delas. O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país. O Brasil, em sua Constituição Federal, cita qual o intuito do