aDMINISTRAÇAO FINANCEIRA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Administração Financeira
ALINE GRAZIELE COELHO
BRUNA RAMIRO
ELISANGELA CRISTINA
FELIPE GUEDES
MELYSSA SAID
SABRINA ANASTÁCIO COSTA
VANESSA DAS GRAÇAS COSTA
WENDEL RODRIGUES
Belo Horizonte/MG
07/05/2014
Administração Financeira
Administração Financeira é a ciência de administrar recursos financeiros, nas mais diversas organizações, comércio ou serviços, empresas estatais ou privadas, governo, escolas, hospitais e clubes etc, de forma a maximizar a riqueza do acionista. É uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a sua condução financeira. A característica comum à Administração Financeira é projetar, planejar, controlar e agir dentro da organização.
Os objetivos centrais da Administração Financeira
O processo de tomada de decisão financeira deve começar pela definição, por parte da empresa, do objetivo a ser perseguido, de forma que o processo de decisão seja totalmente orientado para a escolha do melhor curso de ação que permita a consecução dos objetivos pretendidos. O objetivo permite, ainda, avaliar o grau de eficácia das decisões tomadas em relação aos resultados obtidos.
Atkinson (2011) classifica os objetivos empresariais em primários e secundários:
a) Objetivos primários: Nas empresas privadas é o lucro e a riqueza de seus proprietários. Nas organizações sem fins lucrativos e governo, são objetivos multidimensionais geradores de bem estar social.
b) Objetivos secundários: São os meios que levam ao atingimento dos objetivos primários. Qualidade, satisfação do cliente, inovação, qualificação de funcionários, etc. Medição do objetivo da Administração Financeira
A Administração Financeira, com o objetivo de maximizar a riqueza dos