tiat
Surgiu como sistema construtivo nos finais do século XVIII, o ferro protagonizou em grande parte o desenvolvimento de arquitectura do século XIX e XX.A Inglaterra, um dos países mais industrializados da altura, assumiu um papel pioneiro e determinante neste processo.O desenvolvimento dos meios de transporte, em especial do caminho-de-ferro, teve como consequência, para além da construção de inúmeras pontes de ferro, a criação de principalmente estações de comboios.
Quias foram os factores que contribuíram para o aparecimento?
A revolução industrial foi o principal factor que contribuiu para o desenvolvimento/aparecimento da arquitectura do ferro.O desenvolvimento da industria metalúrgica, a máquina a vapor e as novas fontes de energia (electricidade e petróleo) caracterizam este processo que teve consequências económicas, tecnológicas e sócio-económicas.
Onde é que esta construção foi utilizada?´~
O ferro foi utilizado na construção de edifícios com carácter utilitário, como pontes, mercados, pavilhões de exposições, grandes armázens e estações ferroviárias.O primeiro edifício construído com este “novo” estilo do século XIX foi o Palácio de Cristal de Londres em 1851.Foi construído para uma exposição Mundial de Paris. Características da arquitectura do ferro
A arquitectura de ferro ficou caracterizada por: estruturas metálicas;
Carácter utilitário;
Coberturas de vidro;
Estação de São Bento
É considerada a grande estação central do Porto, é um edifício eclético, enquadrado entre duas torres, bem no centro da cidade.
Construída por Manuel Marques da Silva.
Ponte D. Maria Pia É uma ponte metálica situada no Porto, criada exclusivamente para caminho-de-ferro, destaca-se pelo seu enorme arco central e integração paisagística. Foi construída por Gustav Eiffel em 1877, para vencer o enorme declive imposto pelo rio Douro. Palácio de Cristal de Londres
O Palácio de Cristal foi uma enorme construção em ferro