compreendendo um esquizofrenico
CAMPUS XANXERÊ
CURSO DE PSICOLOGIA
MONIQUE OLIVEIRA DE PRÁ
PROJETO DE PESQUISA: Compreendendo os Sentimentos de um esquizofrênico após uma crise psicótica
Xanxerê 2013
MONIQUE OLIVEIRA DE PRÁ
PROJETO DE PESQUISA: Compreendendo os Sentimentos de um esquizofrenio após uma crise psicótica
Projeto de Pesquisa: Sentimentos de um esquizofrênico após uma crise psicótica apresentado para a Universidade do Oeste de santa Catarina, Área das Ciências Humanas e Sociais.
Orientador: Prof. Cleocimar Aigner Paludo
Xanxerê
2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO:
1 INTRODUÇÃO:
A esquizofrenia começou a aparecer quando alguns indivíduos se mostravam diferente de outros, começaram a perder o contato com a realidade, se fechando em um mundo dela própria, aparentando-se indiferente com o que se passa ao seu redor, tendo delírios e alucinações, começando a ver coisas que ninguém mais vê, e escutando o que ninguém mais escutava. Acreditando que as pessoas tramam contra ela, fazem complôs e etc.
Antigamente tinha-se uma visão diferente sobre essas pessoas, como não haviam muitos recursos tinham uma definição atrasada ou muitas vezes nem sabia o que estava acontecendo com o individuo e eram jogados em sanatórios para loucos. Porém o índice de pessoas com esquizofrenia foi aumentando, levando médicos, psicólogos etc, a procurarem entender e saber mais sobre. Utilizando assim os primeiros conceitos vindo de Emil Kraepelin que chamada de demência mental, e mais tarde veio a definição de esquizofrenia por Eugen Bleuer. Entre todos os sintomas decorrentes da esquizofrenia, está o surto psicótico, onde a pessoa pode entrar em um delírio tão profundo e acreditar no que está passando e ter várias reações. Algumas