Psicologia
Aluna: Ana Paula Dorneles
RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A OBESIDADE E O TRASNTORNO DE
PERSONALIDADE NA PSICOSE.
São muitas as dificuldades da aplicação da psicanálise neste grupo de pacientes e há pouca produção acadêmica de trabalhos desta natureza.É importante o conhecimento dos aspectos psicodinâmicos do funcionamento mental preconizados pela teoria e técnica psicanalítica a partir do modelo desenvolvido por Freud. De modo geral, a adolescência favorece as dificuldades de diagnóstico, seja pela ocorrência de sintomas atípicos dos transtornos emocionais nessa fase da vida, seja pelos equívocos desses sintomas com a maneira emocional exuberante e típica da idade.
Adolescência Normal e Patológica
De modo geral, a adolescência favorece as dificuldades de diagnóstico, seja pela ocorrência de sintomas atípicos dos transtornos emocionais nessa fase da vida, seja pelos equívocos desses sintomas com a maneira emocional exuberante e típica desta idade.
Na adolescência, devem ser relevantes algumas questões, como por exemplo, saber se os sinais e sintomas apresentados por este determinado paciente são normais, quase normais ou francamente patológicos para sua idade. Saber se os sintomas e sinais são ou não, manifestações pré-clínicas de alguma psicose que aparecerá mais adiante. Finalmente, é questão importante saber dos eventuais efeitos da puberdade física e psíquica sobre as características de personalidade deste determinado paciente.
Do ponto de vista médico, o ideal de segurança de diagnóstico seria encontrar no paciente alguns sinais clínicos ou biológicos patognomônico da Esquizofrenia, bem como detectar sintomas precocemente preditivos (indicativos) dessa patologia. Mas, infelizmente, apesar dos avanços nos métodos de imagens cerebrais funcionais (PET, SPECT), esses desejáveis sinais e sintomas específicos não estão ainda definidos, continuando sendo o diagnóstico da Esquizofrenia de natureza clínica e sindrômica.
As complicações da