Energia
As marés, que resultam da força gravitacional da Lua e do Sol, bem como do movimento de rotação da Terra, acumulam grandes quantidades de energia.
Esta energia é obtida através de barragens construídas em áreas costeiras 'afectadas' por marés.
Esta barragem, bloqueia e controla o movimento das marés, que vão accionar turbinas especiais, que retêm a água que entra na maré alta, libertando-a na maré baixa.
A maior destas barragens encontra-se no norte de França (Bretanha), e produz cerca de 240 megawatt.
O que é Energia Marítima ou Energia das Marés? Tipos de energia marítima
Até agora há quatro maneiras de converter a energia marítima em eletricidade limpa:
– Energia do movimento das ondas
– Energia das correntes marítimas e das marés
– Energia da temperatura da água quente e fria
– Energia da diferença de pressão entre água doce e salgada A energia das ondas e a das marés estão mais perto de ser comercializadas, embora a tecnologia correta ainda não tenha sido identificada. Em março de 2010, o Reino Unido concedeu arrendamento ao norte da Escócia para desenvolver a primeira onda comercial e usinas maremotrizes, que poderiam fornecer energia elétrica para 750.000 casas. Pelo menos cinco tecnologias diferentes serão usadas. Domando as marés
Tecnicamente falando, a energia das marés já foi provada. Desde 1966, a central de energia das marés de La Rance, na França, tem produzido uma média de 600 gigawatts de eletricidade por ano. A força da energia das ondas
As ondas são um recurso muito maior no mundo do que as marés. São mais fortes no inverno, o que as torna muito úteis para os países que consomem mais eletricidade nesta estação do ano. Os melhores recursos estão na Europa Ocidental, América do Sul e do Norte, Austrália e África do Sul.