Energias
Biocombustível, Biomassa, Energia azul, Energia geotérmica, Energia heliotérmica, Energia hidráulica, Energia solar, Energia maremotriz, Energia das ondas, Energia das correntes marítimas, Energia eólica.
As energias renováveis no Brasil representaram mais de 85,4% da energia produzida internamente e utilizada no Brasil, segundo dados preliminares do Balanço Energético Nacional 2009, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética. Das energias citadas à cima, o Brasil vale-se principalmente de: energia solar, energia eólica, energia hidroelétrica e biomassa.
Energia solar: no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá foi a primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil. A usina tem capacidade inicial de geração de 1 megawatt. Foi construída e é operada pela empresa MPX. A energia solar no continente brasileiro ainda é um grande impeditivo da popularização desta fonte de energia limpa. A estimativa de retorno do investimento é de 15 anos (segundo pesquisas realizadas pelo planejamento de sistemas energéticos pela Universidade de Campinas (Unicamp)).
Energia eólica: A primeira turbina de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. O potencial da