Energia
O conceito de energia é um dos mais abstratos na Física. Matéria e energia formam tudo o que conhecemos, mesmo assim, não podemos tocar a energia e nem vê-la. De acordo com a equação de Einstein, energia e matéria são equivalentes. Geralmente, dizemos que um corpo (matéria) tem energia quando ele pode realizar trabalho, ou seja, está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento.
Ex.: Quando levantamos um peso do chão, estamos exercendo uma força por certa distância e esta relação, força x distância, é o que caracteriza o trabalho na Física.
São vários os tipos de energia e, alguns deles são:
Energia Luminosa:
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. É o tipo de energia emitida pelo movimento da luz; Energia luminosa ou energia da luz é uma parcela limitada da energia eletromagnética, é exatamente a frequência da “cor” que identifica o tipo ou a quantidade de energia que um raio luminoso possui. A energia luminosa (devido aos fótons – menor porção de energia eletromagnética) é definida pelo produto de uma constante, que leva o nome de seu idealizador, ou seja, a energia de determinado raio luminoso, ou onda eletromagnética, é uma função exclusiva da frequência que o constitui.
Energia térmica:
Energia térmica é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à soma das energias cinéticas de seus constituintes microscópicos. A transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor. O calor na verdade é o fluxo de energia que se dá entre dois sistemas devidos exclusivamente à diferença de temperatura entre esses sistemas