Gestão ética
Na maioria das vezes a busca pelo lucro e poder dentro de uma empresa, faz com que a ética seja deixada de lado. Atitudes impensadas podem gerar grandes prejuízos às organizações, destruir a reputação, ou até mesmo a empresa.
Nos dias de hoje é fácil perceber que condutas antiéticas são praticadas nas empresas e aceitas com tranquilidade, como por exemplo, plágio, falsificação de dados e resultados, manipulação, ganância, assédio moral, preconceito e tantas outras condutas antiéticas que às vezes mesmo percebidas, permanecem impunes.
Há alguns anos, não tínhamos ciência da importância dá ética em um ambiente empresarial.
A ética é parte indispensável para o sucesso e uma carreira longa, duradoura e reconhecida da organização. Porem é cada vez mais nítido nos dias atuais perceber que a ética é fundamental para o crescimento e sobrevivência das organizações no mundo empresarial.
Em geral a falta de ética gera prejuízos sim, seja por parte da empresa ou de seus funcionários.
A falta de ética de ambos as partes, geram prejuízos pois podem ocasionar a perda de clientes, parceiros e fornecedores, muitas portas se fecham, não se tem credibilidade no mercado, entre outros.
A ética exige competência, consciência e atitude. Quando bem aplicada contribui para uma organização de sucesso, de bom desempenho empresarial, oportunidades aos colaboradores, lucros e também o compromisso com a sociedade, a solidariedade social.
Á ética parte de um principio de moralidade, o que leva as pessoas a não serem éticas dentro de uma organização, é a vontade de crescer dentro dela a todo custo, sem pensar no próximo, e se isso irá prejudicá-lo.
Isso é algo muito ruim, que deve ser trabalhado e aprimorado ao longo da vida de cada indivíduo, pois as pessoas tem que crescer profissionalmente com seu próprio esforço, sem prejudicar ou passar por cima de suas crenças e valores.
Toda a empresa, seja ela grande ou pequena, deve exercer a