ética na gestão
Com isso se houver a falta de confiança nas informações, e nas prestações de contas, baixo nível de transparência organizacional, pouca participação, controle externo e de confiabilidade das auditorias ocorrera uma crise de credibilidade das organizações. A ética é a peça central das regras sociais. Segundo Aristóteles, a ética está na práxis, ou seja, em nossas condutas.
A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.
Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.
A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.
A ética empresarial é a razão de ser de uma