Gestão e evolução da qualidade.
Esse trabalho tem como objetivo definir o que é qualidade e passar a noção da qualidade. Ele mostra onde a qualidade aparece e até onde ela deve permanecer para um produto ser perfeito.
Quando falamos de qualidade, logo pensamos em um produto/serviço que satisfaça as nossas necessidades da melhor forma possível, que para chegar nesse resultado de qualidade perfeita, são necessérias técnicas para poder aprimorar o produto.
Antes da origem da gestão da qualidade, os gestores não viam que o seu produto tinha que ser perfeito e principalmente atender as necessidades do público e agradar o gosto deles.
Qualidade, não é somento um produto/serviço perfeito, e sim aquele que agrade o cliente desde o momento de sua compra até o momento em que ele estara usufruindo do mesmo.
Conceituação.
Qualidade pode ser definida como o conjunto de atributos que tornam um bem ou serviço plenamente adequado ao uso para o qual foi concebido, atendendo a diversos critérios, tais como: operabilidade, segurança, tolerância a falhas, conforto, durabilidade, facilidade de manutenção e outros.
Essa noção de qualidade como adequação ao uso, apesar de clara e concisa, não explicita algumas particularidades das atividades de produção, comercialização e atendimento pós-venda de um produto (ou, guardadas as proporções, de um serviço). De fato, são também associadas à qualidade outras características típicas da relação entre o fornecedor e o usuário, tais como a capacidade do fornecedor em se antecipar às necessidades do cliente, o seu tempo de resposta e o suporte oferecido.
A qualidade de um produto é decorrente da qualidade do processo de produção. Para se obter um produto com qualidade, é necessário acompanhar o seu ciclo de vida, desde o projeto até o uso. Devem ser identificados aqueles atributos que irão determinar a qualidade do produto, de modo a projetá-lo para atender a tais