A evolução da qualidade no Brasil - Gestão da Qualidade
Baseado novos cenários sócio-econômicos do mundo contemporâneo, e a luta para superar a concorrência acirrada desenvolve-se uma necessidade de transformar os conceitos de gestão adotados pelas empresas.
As empresas são obrigadas a mudar: Mudar de conceitos, de tecnologia, de processos, de competências, de locais, mudar para inovar e, principalmente, para continuar a existir no mundo contemporâneo.
Na década de 80 quando surgiram as primeiras aplicações dos conceitos sobre qualidade e reengenharia muitas empresas não conseguiram evoluir posteriormente a esta época. Muitas não se adaptaram ao modelo implementado ou simplesmente engessaram e não inovaram para continuar a sobreviver.
Acontece que não basta simplesmente implementar um modelo de gestão tem que absorver a idéia, modificar culturas, abraçar a causa e criar novos referenciais para, assim, gerar novas perspectivas de crescimento.
Neste contexto destaca-se o objeto de estudo deste trabalho a Gestão pela Excelência onde o principal objetivo é modificar o interior da organização. Arrancar os vícios de procedimentos arcaicos e disseminar a cultura de que juntos será possível alcançar o resultado, isto é, o sucesso, e conseqüentemente, a vitalidade econômica. Inclui-se a este objetivo a aplicabilidade deste conceito de excelência nos Prêmios de Qualidade direcionados a micros e pequenas empresas. Vale ressaltar a credibilidade que as empresas deste porte dão a este modelo de premiação, uma vez, mesmo não sendo vencedora a empresa recebe um relatório de sugestão para melhorias no seu modelo de gestão.
2 OBJETIVO
Com intuito de estudar e conhecer os desenvolvimentos das tecnologias, que cada dia vem avançando, este trabalho tem como objetivo desenvolver com os estudantes de Engenharia Civil a capacidade de entenderem a importância e como funciona a Qualidade nos dias de hoje, interagindo com as demais áreas do conhecimento, por meio do ensino de graduação.
3 MÉTODO DE PESQUISA
O trabalho