Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo (1917)
Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo (1917)
É um livro escrito em 1916, em Zurique, durante o período de janeiro a junho, por Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, foi um importante revolucionário, líder da Revolução Russa de 1917, e estadista russo. Nasceu em 22 de abril de 1870 na cidade russa de Simbirsk (atual Ulyanovsk) e morreu em 21 de janeiro de 1924 em Gorki (próximo a Moscou).
O livro teve seu ensaio publicado pela primeira vez por Zhzn i, Znaniye Publicações, Petrogrado, em meados de 1917; após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ele redigiu um novo prefácio para as edições francesa e alemã (06 de julho de 1920), que foi publicado na Internacional Comunista 18 (1921).
No livro, o autor, a partir da análise de estatísticas burguesas do século XX e das relações econômicas internacionais que se estabelecem em período precedente à primeira guerra mundial trata a respeito do que se chama a fase monopolista do capitalismo financeiro, o Imperialismo, que é a fase mais avançada e superior do capitalismo, que se deu com o desenvolvimento deste e com a sua tendência de concentração da produção e do capital em grandes empresas. Ao longo do texto, Lênin vai caracterizando a fase monopolista do capitalismo financeiro como; a formação dos monopólios nos diversos ramos da economia, a dominação da oligarquia financeira(bancos e capital industrial),o acirramento de uma disputa entre os países imperialistas pela hegemonia na Europa, a partilha do mundo entra as associações de capitalistas, e a partilha do mundo entre as grandes potências (neocolonialismo).
Uma breve explicação para compreensão dos capítulos do livro
1- Concentração da produção e os monopólios
Nesse primeiro capítulo Lênin trata exatamente desse "avanço" do capitalismo que se dá por conta do grande desenvolvimento da