Resenha o imperialismo a fase final do capitalismo
DISCIPLINA: POLÍTICA E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR: GRACIALINO DA SILVA DIAS
Resenha da obra: "LÊNIN. V. I. O imperialismo a fase superior do capitalismo”
Sâo Paulo, Global Editora, 1987.
Vladimir Ilitch Lenin, foi um importante revolucionário Russo, que posteriormente veio a tornar se chefe de Estado. Teve grande destaque na Revolução Russa de 1917, pois era líder do partido vitorioso, o bolchevique, e ao lado de Josef Stalin e Leon Trótski, iniciou um regime ditatorial de partido único. Ditadura a qual tornaria-se, sob o comando de Stalin, a extinta União Soviética. Além disto, Lênin influênciou teóricamente diversos partido comunistas com sua corrente teórica denominada Leninismo e publicou dezenas de livros que são utilizados como referência até hoje. O historiador inglês Eric Hobsbawn, ressalta sua importância ao afirmar que Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX (Ético)". O ex-chefe de Estado Russo morreu aos 53 anos, em 1924 de causas ainda desconhecidas, deixando para trás um enorme legado de conhecimento.
O livro foi escrito em 1916 em Zurique, durante a Primeira Guerra Mundial, época na qual o comunismo rondava o mundo e o capitalismo o dominava. A obra foi escrita levando em conta a censura tzarista, que era a censura imposta pelos governantes Russos da época. Desta forma Lênin limita-se a apresentar fatos sobre o capitalismo, e faz críticas ao regime com certa parcimônia.
I. A concentração da produção e os monopólios:
O processo de concetração da produção na mão de grandes indústria é observado cada vez mais rápido, elas já dominam quase toda a produção mundial . As grandes empresas tem utilizado mais da metade da força motriz a vapor e elétrica gerada na Alemanha, por exemplo. Além disto, as grandes indústrias tem tornado o seu processo produtivo mais completo, elas não só produzem o produto, mas também o extraem. Possuem também, dentro