Evolução do capital Contemporâneo
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Faculdade de Ciências Econômicas
Formação do Capitalismo Contemporâneo.
Resenha do livro “O imperialismo: Etapa superior do Capitalismo”.
Belém – PA
2014
Introdução.
Com a leitura do seguinte texto se torna compreensivo as transformações ocorridas nos últimos anos no que tange aos monopólios. Os monopólios são formadores de preço, a competição é eliminada e os acordos internacionais entre os monopólios consolidam os cartéis, que são acordos de varias empresas com intuito de dominar determinado ramo comercial/industrial, seja ele interno ou externo.
No capitulo V o assunto mostrado nos remete ao esclarecimento e entendimento de como funciona o processo de monopolização, como as empresas brigam entre si por mercados consumidores, é mostrado também de uma forma clara e de fácil entendimento como os cartéis internacionais se formam, e se desformam em detrimento sempre do capital Internacional.
No capitulo VI nos é mostrado à relação entre monopólio e politica colonial, visto que o desenvolvimento do capitalismo nos remete a uma briga feroz por territórios e matérias-primas, onde as potencias “expandem” seus territórios muito além de seus impérios contínuos territoriais.
Resenha descritiva cap. V
A partilha do mundo entre os grupos capitalistas.
As associações que são resultadas do monopólio capitalista - como os carteis e os trustes - partilham entre si o mercado interno de um país, exercendo poder sobre sua produção. O capitalismo também criou um mercado mundial, exportação de capitais, as relações com o exterior, entre outros fatores propiciaram um ambiente favorável para que houvesse a constituição de um cartel internacional.
Como exemplo de constituição de monopólio em escala mundial podemos citar a indústria elétrica, datada entre os séculos XIX e XX. A referida indústria alcançou significativos avanços nos EUA e na