O que é o capitalismo
CATANI, Afrânio Mendes. O que ê capitalismo. 34º ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. 117p., 16 x 11,5 cm.
Jakcéle Natasha Rocha Amaral*
Afrânio Mendes Catani, bacharel em Administração Pública pela Getúlio Vargas (São Paulo), Mestre e Doutor em Sociologia pela FFLCH/USP. Foi professor na Getúlio Vargas na UNESP, Campus de Araraquara e na UNICAMP. Desde o final de 1986 é professor na Faculdade de Educação da USP.
Publicou artigos e comentários de livros aqui e ali e aos montes: na Revista de Administração de Empresas (RAE), na Folha de S. Paulo, LEIA, MOVIMENTO, em Filme-Cultura, na Sala de Aula, no Cultura e no Caderno 2 (de O Estado de S. Paulo), no Jornal da Tarde, em Isto É, no D. º Leitura, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em Educação Brasileira. Publicou dois outros livros pela Brasiliense: O Que é imperialismo (1981) e A Chanchada no Cinema Brasileiro (1983, com J. Inácio de M. Souza). Escreveu um longo texto sobre o cinema industrial paulista (anos 30, 40 e 50), inserido em Fernão Ramos (Org.) História do Cinema Brasileiro (Art Editora, 1987), o artigo "La chanchada em el cine brasileño", com J. Inácio de Melo Souza, in Silva Oroz (Org.) Cine Latinoamericano: Anos 30-40-50 (México, Univ. Nacional Autônomo de México, 1990), bem como o livro A Educação nas Constituições Estaduais Brasileirs (1993, Cortez Editora, com Romualdo Portela de Oliveira).
Afrânio Catani aborda de forma clara e objetiva as teorias que são de suma importância para que se posa compreender o capitalismo de uma forma geral e não fragmentada .
Por isso nos seu primeiro capítulo o mesmo aborda as duas correntes mais importantes dentro do capitalismo: a de Max Weber e a de Karl Marx. De acordo com Max Weber o capitalismo é algo cultural; para ele o mesmo se desenvolve nos fatores que não estão ligados a economia. Ele aponta aspectos como o impulso para ganho e a ância de lucro que não surgiram junto com o capitalismo como muitos apontão, pois esta