Metodologia do ensino fundamental
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
5ª SÉRIE
Mudanças são necessárias para que a educação brasileira não seja precária.
INTRODUÇÃO
Reformas na educação realmente são necessárias para que o ensino chegue a todos com qualidade. A participação e envolvimento com compromisso da sociedade é de suma importância.
A valorização dos professores é algo para ser visto e analisado.
Alunos e professores têm seus direitos e deveres.
O direito dos alunos é receber uma educação de qualidade, com seriedade e compromisso, de forma dinâmica e atual, por outro lado os alunos têm o dever de respeitar àqueles que lhes oferecem o saber.
Os professores têm direito a uma boa remuneração e o dever de promover um ensino de qualidade, enriquecendo a vida de cada ser que chega em suas mãos.
PRINCIPAIS CONCEITOS E ASPECTOS QUE DEFINEM AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO:
O Ministério da Educação foi criado em 1930, a instituição desenvolvia atividades como saúde, esporte, educação e meio ambiente.
Os primeiros Sistemas Educacionais Brasileiro desfavoreceu grande parte da população garantindo o acesso à educação somente à elite brasileira.
Segundo Ribeiro (1989), ao referir-se a esse longo período afirma que éramos um país de Doutores e Analfabetos, pois tínhamos cursos superiores para poucos, nenhum incentivo à formação de professores e escassos recursos para a escola pública.
Com a Lei nº 9.394/96 (LDB) buscou-se, levando em consideração a realidade educacional acima descrito, normatizar o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual modo a todos. Essa lei traz um conjunto de definições políticas que orientam o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação básica do Brasil.
A compreensão do sistema educacional brasileiro exige que não se perca de vista a totalidade social da qual o sistema educativo faz