O imperialismo, fase superior do capitalismo
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
EP073 – POLÍTICA E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR GRACIALINO DA SILVA DIAS
1° SEMESTRE DE 2013
NOME: MIGUEL
LÊNIN. V.I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. In: Lênin. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.
Vladimir Ilitch Lênin é graduado em Direito pela Universidade de Kazan, porém quase não exerceu a profissão durante sua vida. Lênin atuou principalmente como político, durante dois anos foi Primeiro-ministro da União Soviética. (obtido em http://en.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Lenin, acesso em 02 de maio de 2013)
O livro foi escrito durante a 1° Guerra Mundial, em um período de grande turbulência na história. Está dividido em 10 capítulos, possuindo 62 páginas e foi publicado originalmente em 1917.
No “Prefácio” o autor mostra a proposta do livro, de onde tirou as suas informações e como irá apresenta-las ao público. Revela que será principalmente uma análise teórica e, sobretudo econômica do capitalismo.
Em seu primeiro capítulo, “A concentração da produção e os monopólios”, Lênin apresenta como a concentração da produção, faz com que surjam os monopólios e como esses praticando atos legais ou até ilegais, tentam tirar do mercado pequenas empresas. O autor aponta também um fenômeno chamado “combinação”, a qual seria a reunião numa só empresa de diferentes ramos da indústria (Lênin, 1917), e como o capitalismo transformou-se em imperialismo (Lênin, 1917). Indicando ainda como o monopólio agrava o sistema capitalista, fazendo com que ocorram crises.
No capítulo seguinte, “Os bancos e o seu novo papel” o autor expõe como os bancos, ao converterem o capital-dinheiro inativo em capital ativo, reúnem toda a espécie de rendimentos (Lênin, 1917), gerando assim o monopólio e, portanto, o imperialismo capitalista. O russo aponta como ao movimentar as contas correntes de empresas, os bancos subordinam as operações comerciais e industriais de toda a sociedade