Estudante
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Relatório de Física Experimental
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado numa Rampa
Relatório apresentado como requisito para
Avaliação da disciplina
Física Experimental ministrada pelo Prof. Maicon.
Alunos:
Alessane M Rosado R.A:13067962
Aparecido R.A:
Beatriz S Batista R.A:13012562
Daniel Negreiros R.A:
Géssica B Krajevski R.A:13093652
Flávio Leite R.A:
Maringá, 19 de Abril de 2012
INTRODUÇÃO
O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referência ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
Neste experimento investigam-se os movimentos unidimensionais de uma partícula, utilizando-se uma rampa, onde um objeto desliza sobre um plano inclinado. Neste caso obtém-se o movimento de uma partícula sob ação de uma força constante, ou seja, o objeto desce pela rampa sob a ação da componente da força gravitacional.
(ACHEI NA NET, TEM Q MUDAR!!)
O movimento do centro de massa do volante é um exemplo de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), ou seja, um movimento ao longo de uma reta com aceleração constante. O MRU pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, percorrendo deslocamentos iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico da posição em função do tempo é uma reta. De modo análogo, o MRUV pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, com o módulo da sua velocidade instantânea tendo variações iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico do módulo da velocidade instantânea em função do tempo é uma reta.