Filosóficos que permeiam a educação brasileira.
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Rio Verde De Mato Grosso do Sul 14 de Setembro 2012
Introdução
Importância, visto que leva a uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação entenderem-se como sujeitos inseridos nesse processo. Por meio dos estudos das unidades propostas, refleti acerca da importância de estudar e compreender a educação por meio da história. Esse estudo oportuniza analisar se a escola, ao longo da história, vem cumprindo a significação social que damos a ela, qual seja, a de um local onde se transmite a cultura já produzida e se tem acesso ao conhecimento sistematizado, local de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre seus seguimentos. A sociedade brasileira se encontra num período de mudanças, devida à facilidade de acesso à informação e a melhoria da qualidade de vida. Se em certo período havia escassez de informação, hoje, somos bombardeados de todas as direções com os mais variados tipos, tornando dificultosa a filtragem das mesmas.
Fundamentos filosóficos da educação
A forma como a infância foi sendo concebida ao longo dos séculos, até os dias atuais, é fruto de diversas críticas, debates e, conseqüentemente, de estudos que vêm sendo aprofundados constantemente.
Ainda na antiguidade, quando a educação era realizada dentro da própria casa, onde somente os filhos homens recebiam suas primeiras aulas por preceptores já se traçava um caminho em direção a uma escolarização conflituosa.
Lutero inicia uma reforma protestante no século XVI para romper com supremacia do catolicismo e conquistar uma