gestão qualidade
Pelo que entendi que o termo revolução, em seu significado histórico, indica um conjunto de transformações profundas, a Revolução Industrial corresponde plenamente a essa acepção.
Alguns fatores podem ser comum com as duas revoluções, a da tecnologia, e a industrial, pois podemos ver um padrão de frequência alternada nas bases materiais da economia e sociedade das duas épocas.
Realçando também que no âmago dessas revoluções industriais havia uma inovação tecnológica, que no caso da primeira é a máquina a vapor e no caso da segunda é a descoberta da eletricidade. A rapidez com que se propagaram as duas revoluções, foram muito diferentes, pois vemos que a tecnologia já atingiu o mundo inteiro, dentro de poucos anos, enquanto na revolução industrial, tivemos um processo mais lento.
Alguns anos atrás e verificar o qu atrás, 40 ou 50anos, eram criados os computadores, que por incrível que pareça, só realizavam operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Em pouco tempo tudo foi diminuindo, aquele computador que ocupava uma sala inteira só para fazer cálculos, em poucos anos já era portátil.
No plano técnico, houve alterações não apenas na produção de bens de capital (máquinas, equipamentos) e de artigos de consumo, como também nas técnicas agrí¬colas e nos meios de transporte. Mas, acima de tudo, a Revolução Industrial foi marcada pelas modificações econômicas e sociais. E acarretou ainda mudanças no campo político, intelectual e comportamental.
A Revolução Industrial foi, portanto, um aconteci¬mento histórico de enorme amplitude, implicando transformações tão extensas que merecem ser denomina¬das revolucionárias.
Essa capacidade de desenvolvimento de redes só se tornou possível graças aos importantes avanços tanto das telecomunicações quanto das tecnologias de integração de computadores em rede, ocorridos durante os anos 70