Ética no dia a dia
São eles: Religião, Política, Justiça Social, Direitos Humanos, Aborto, Eutanásia...
São temas bem propícios em qualquer mesa de discussão, mas política, por ser tratar de ano eleitoral, está mais em evidência. Não consigo entender essas alianças entre partidos políticos, uma vez que não se leva em conta a questão da fidelidade partidária. Como pode candidatos do mesmo partido em um estado apoiar uma chapa presidencial, e em outro estado, o mesmo partido apoiar outra chapa presidencial diferente. Isto é no mínimo antiético e talvez até imoral, mas, como política se trata de um jogo de interesses, bem diferente da etimologia da palavra, esse arranjos políticos sempre acontecem.
2. O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral? Dê um exemplo e explique por quê.
Não existe exemplo mais óbvio que os casos de impunidade que acontecem em nosso país. Tivemos, recentemente, alguns escândalos ligados a saúde (caso do médico Roger Abdelmassih) e a política (mensalão) onde, primeiro: um indivíduo que é acusado de estuprar mais de 50 mulheres consegue, de alguma maneira, não sei como, talvez se apegando ao sistema de leis brasileiras que são muito falhos, diga-se de passagem, responder por todos esses crimes em liberdade, fugir e ser cassado como um criminoso internacional e que foi preso recentemente no Paraguai. E ainda suspeitam que um forte esquema de proteção em torno de Abdelmassih foi criado e chefiado pelo ex dono do hospital São Luiz, em São Paulo e por membros do Conselho Estadual de Medicina de São Paulo. Isso é antiético e imoral aos olhos da sociedade brasileira... continuação.
3. Qual é a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um dos temas centrais da ética.