Ética no dia a dia
1 Ética no dia a dia
Diariamente levantamos questões sobre a ética e a moral, pois nossas relações sociais são medidas por valores, virtudes e vícios.
O resultado dos nossos atos está sujeito a sanções, somos elogiados ou reprimidos nas mais diversas intensidades pelos nossos atos.
A ética nos ensina a querer para os outros o mesmo que queremos para nós, fazer aos outros o mesmo que gostaríamos que fizessem a nós. A ética é formada de valores, é um critério de conduta.
A ética não pode ficar só na teoria, não adianta praticar o mal e esperar o bem. Julgar o outro é fácil, difícil é vivenciar a ética em todas as atitudes, não roubando, mentindo, tentando tirar vantagem etc.
2 A distinção entre ética e moral
A palavra “ética” significa “modo de ser”. O termo moral significa “costume”. As duas palavras não podem ser confundidas.
A ética é a ciência que reflete sobre as regras morais. Quando o homem reflete sobre suas ações e escolhas, está na dimensão da ética. Quando o homem age e faz as escolhas, está na dimensão da moral.
A ética é a orientação, é o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir entre querer, dever e poder. São genéricos e teóricos.
A moral surge a partir da ética, é o conjunto normas e atitudes que está nas ações, porém ela surge como um produto da cultura de uma sociedade. Aquele que segue o conjunto de normas de conduta é moral, aquele que não segue é imoral.
Não existem pessoas sem ética, somente antiéticas. Quando um ladrão assalta uma casa e rouba dinheiro do proprietário, é uma atitude guiada por valores éticos, porém a ética de seu próprio grupo. Mas o ato de roubar não é licito, assim por ferir um principio da sociedade, foi antiético.
As regras morais não devem ser seguidas cegamente, somente os moralistas o fazem. O bom senso e a reflexão devem ser nossos iguais. A liberdade de escolha é uma das principais características da ação moral, pois cada indivíduo tem que assumir a