gestão pela qualidade
GESTÃO PELA QUALIDADE
EQUIPE:
Jane Aparecida
Leandro Trindade
Marroney Magno
Micena Lourenço
Patrícia Barbosa
Poliana Saturnino
Ramon Santos
Renam Augusto
Vitória Karoline
GESTÃO PELA QUALIDADE
Uma característica administrativa que imperou no mundo da produção durante muitos anos foi a crença de que tudo admitia uma porcentagem de erro.
Os japoneses, após a Segunda grande guerra descobriram que as margens de erro podiam ser reduzidas, eles conheceram a Gestão pela qualidade total desenvolvidas pelos norte-americanos.
SURGIMENTO
Durante a década de 50, em plena expansão industrial, as organizações adotavam a filosofia que refletia pouca preocupação com seus clientes, isso era natural, pois na época a variedade de produtos era pequena, ou seja, não tinham concorrentes.
Entretanto, cada vez mais, organizações surgiam e passavam a disponibilizar produtos iguais aos oferecidos pelas já existentes. Nascia desta forma, uma concorrência acirrada, na medida em que finalmente despontavam no mercado organizações preocupadas e capazes de investir em algo no qual não se prestava atenção antes: Os clientes. A globalização terminou por acentuar esse fenômeno. Quando as barreiras territoriais caíram, o que era produzido em um determinado país seria consumido em outro.
O QUE SIGNIFICA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL?
Qualidade, resumidamente, poderia ser definida como a busca pela perfeição com fins a agradar clientes cada vez mais conscientes das facilidades de consumo e variedades de organizações a lhes oferecer produtos.
É a eliminação do chamado retrabalho (refazer o que já havia sido feito por existir alguma impropriedade ou falha).
É a obsessão pelo “Defeito Zero” são regras que não se podem afastar para as organizações que desejem permanência e lucro.
OS GURUS DA QUALIDADE.
Joseph M. Juram - A fórmula do sucesso em qualidade consiste em estabelecer metas especificas a serem atingidas e ter planos