Relatório Rudolf Laban
IV TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA
Data: 20/04/2013
Evento: Rudolf Laban
Nome: Rosa L. Campos Cáceres
Módulo: Expressão Corporal
Professor: Rafael Bougleux
Termos Técnicos
Dimensões: movimentos executados pelo corpo e identificados nos níveis e planos, baixo, médio, alto; mesa (movimentos horizontais), porta (movimentos verticais), roda (movimentos circulares)
Eucinética: É a composição do movimento num domínio onde são identificados os aspectos da ação, criando uma partitura corporal.
Observação do Professor
O docente nos explicou todos os conceitos de Laban, como deveríamos desenvolver os movimentos no espaço tempo usando as dimensões técnicas para termos uma partitura corporal dos movimentos criados.
Quanto mais aproveitado o corpo for, melhor seria a sequência de movimentos que criamos, lembrando de perceber o próprio corpo é o mais importante, ou seja, ter atenção que podemos criar movimentos partindo de articulações minúsculas até movimentos grandes. Não usar apenas uma parte do corpo (braços e mãos), descobrir qualquer forma de movimento partindo das dimensões do Laban.
Laban também é responsável pelo aprimoramento dos movimentos, ou seja, fazer os movimentos da forma mais exata possível.
Discurso Crítico
Aprendendo as técnicas do Laban foi importante para entender a criação dos movimentos, e como os definir, foi dela que o grupo criou cada um a série de movimentos individuais, e acredito que a maioria percebeu que podemos criar movimentos diferentes, partindo do dedo do pé até a cabeça, e não usar apenas braços e mãos, o movimento pode ser ou não pontual, focado, rápido ou lento, leve ou pesado, criando então a partitura corporal nossa, sempre deixando precisos o que se quer passar para que seja limpo pra quem vê.
E deixarmos serem influenciados pelo espaço, parceiro e o que há em volta.