O corpo em movimento
RUDOLF VAN LABAN
FACULDADE DE LETRAS – ESTUDOS ARTÍSTICOS
OFICINA I
ABRIL 2013
Rudolf van Laban, o mestre do expressionismo alemão.
Rudolf Von Laban Varalja nasceu no dia 15 de dezembro de 1879 em Bratislava na Hungria e, por ser filho de um general do exército, desde a sua infância teve a oportunidade de viajar muito e viver temporariamente em outros países, por causa da função diplomática que seu pai exercia. Por estar sempre mudando, laban não pôde estudar numa escola tradicional, o que deve explicar o seu ecletismo.
Numa viagem para os Balcãs ainda na sua juventude surgiu o seu interesse pela dança ao conhecer as danças dervixes; segundo os seus próprios relatórios. No entanto, apesar do fascínio que os dançarinos dervixes lhe causaram com a energia de seus rodopios - que lhes proporcionavam um estado de êxtase hipnótico - e da sua paixão pelo teatro, desde criança, brincando e inventando peças para seu teatro de bonecos, a família de Laban se empenhou para que ele seguisse o exemplo de seu pai, tornando-se um oficial do exército, matriculando-o, em 1897, na Academia de Cadetes de Wiener Neustadt, onde após um ano abandonou mesmo contra a vontade da família e resolveu estudar pintura e escultura em Munique.
Já em Paris, estudou arquitetura e conheceu sua esposa a artista plástica Martha Fricke. Durante os anos que viveu em Paris começou a se interessar pelo teatro e pela dança, esse tempo foi essencial para a sua formação quanto coreógrafo e pedagogo baseando seus estudos nos princípios Delsarte (François Delsarte (1811-1871) Professor e teórico de grande importância, considerado hoje em dia como o precursor da base técnica).
Quando retornou à Alemanha em 1910, manteve contato com a ginástica de Mensendieck, de Loheland e com a Eurritmia de Jaques-Dalcroze, dedicou-se tanto ao estudo de alguns métodos de escrita da dança (Saint-Léon, Zorn e Blasis), como aos famosos escritos sobre a